Cursos online é com o Dokeos

Sempre gostei de aulas via Internet. Mesmo não tendo me adaptado muito com o sistema EAD (Educação A Distância), nunca pude negar a facilidade que o sistema traz, te livrando de estar em um lugar específico e, em alguns casos, te libertando pra fazer quando mais lhe conviesse. Porém sempre fui traumatizado pois, nas instituições que fiz aulas nesta modalidade de ensino, os sistemas usados sempre foram fracos e feios. Ou era difícil trabalhar ou o tempo do curso para aprender a trabalhar na ferramenta era maior que o tempo do próprio curso.

Estes dias, conversando com o meu chefe, reclamando sobre o AVA e o Teleduc, ele me sugeriu dois sistemas: o Moodle e o Dokeos. Ambos visual e tecnicamente melhores. Optei, devido a uma sugestão do meu chefe, pelo Dokeos. Uso este sistema para manter grupos de estudos para a graduação de psicologia da UNISINOS e, num futuro, manter cursos online. Não sou muito bom com reviews, mas gostaria de postar neste artigo coisas que eu descobri, e acho que serão úteis para quem começar esta caminhada.

O Dokeos é um sistema completo de “e-learning”. Um “front-end” completo para quem quer sediar cursos online. Como todo sistema desse tipo é baseado em uma coleção de bancos de dados, um para cada função e curso. Com uma instalação extremamente fácil, é apenas necessário saber os parâmetros do banco de dados, e conseguir algumas liberações nos diretórios do servidor. Ele diz na instalação que é necessário que o MSQL do seu servidor permita a criação de bancos de dados — em resumo, ter mais de um DB para o sistema, e 1 para cada curso; porém é possível configurar isso ativando a compatibilidade com Claroline para 1 DB. O sistema é mais claro e mais organizado (e infelizmente mais complexo) que o Teleduc, mas permite um trânsito fácil pelo sistema, e uma administração sólida — além de permitir que eu instale em um sistema de hospedagem simples! Estou com o sistema rodando em estado alfa (é lógico!!!!) no domínio campus.escouto.com; ele ficará em definitivo com este nome, mas acho que muita coisa irá mudar até ser considerado definitivo.

E se quiser uma hospedagem web, use a Kinghost, de Porto Alegre. Este blog oferece 5% de desconto nos promeiros 6 meses através do link acima. Quando procurei uma hospedagem decente, foi a mais barata que encontrei, guardando os seguintes critérios:

  • Em português – brasileiro (nada de “ficheiros”);
  • Do Brasil, e que faça registro de domínios no próprio sistema (vemos descontos consideráveis assim);
  • O pacote mais simples e mais barato.

A princípio encontrei este, e gostei. Todas as chamadas são atendidas por gente (não existe FAQ ou algo do gênero); caso não saiba fazer algo, pode abrir um ticket e um administrador faz pra você (acredite: você pode pedir QUALQUER coisa — até pedir pra instalar plataformas inteiras, como o WordPress ou o Joomla). Logo teremos um review completo deste sistema de hospedagem web.

3 pensamentos em “Cursos online é com o Dokeos”

  1. Eu sou cliente da Comercial Sampa Hosting. Eles também fazem isso. O atendimento é excelente, não tenho o que reclamar. Quanto ao Dokeos, sem dúvida é bem melhor do que qualquer outro que tenha visto. Concordo com você !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *