Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem…

Em plena quinta-feira santa temos a comemoração do principal feriado cristão: a Páscoa Cristã. Mercados lotados de esferóides (ovos são de aves; aquilo é mais próximo de um esferóide) de chocolate, pessoas felizes, almoços lotados de parentes no domingo. Mas você sabe o que está sendo comemorado? O que aconteceu na Sexta e no Domingo? Ou você acha que este é mais um feriado criado pelos burgueses? Posso jurar que ouvi mesmo este diálogo:

(Alexandre) … e tenham um feliz feriado, e até amanhã (quinta-feira 20), pois trabalhamos em uma instituição laica, que não respeita todos os feriados judaico-cristãos ocidentais…

(Pessoa 1) Mas feriado não é só sexta?

(Alexandre) Não, quinta-feira também é feriado, não é só sexta…

(Pessoa 2) Isso mesmo, Corpus Christi

(Alexandre) Nãããããããão… Ele ainda não morreu, como pode ir aos céus?!?!?

(Pessoa 2) Ou isso; tanto faz mesmo…

Complicado… Não sou obrigado a saber quando é a independência da Birmânia, mas esta pessoa me fez muito lembrar a piada das dúvidas do filho, que os pais estavam ocupados demais pra resolver.Que, antes que eu esqueça, têm duas falácias:

  1. Jesus foi crucificado, morreu e ressuscitou ao terceiro dia, e não em três dias! Os judeus contavam algumas horas como um dia (ainda não tinham “inventado” o zero). Com isso, contem: Sexta ele morreu (1), passou o sábado de aleluia (2) e apareceu ressuscitado no domingo de páscoa (3) às mulheres. Três dias!
  2. o Sincretismo, ou pseudo-sincretismo do coelho, o círio pascal e os símbolos pascais católicos podem ser explicados em enciclopédias especializadas; um país onde a “cultura católica” é arraigada, daí o mercado apropria-se desses símbolos para marketing, e o problema está instalado…
  3. A Teoria da Trindade Teológica é complexa demais para se discutir — quem dirá fazer piadas — em um artigo simples como este.

Eu sou diácono de uma igreja Batista Conservadora, estou fazendo Teologia Cristã, então posso ser suspeito para reclamar daquela pessoa que, inconscientemente, bagunçou com as datas festivas cristãs. Porém, antes de discutir da data em si, vamos dar valor aos feriados e não simplesmente aproveitá-los. Vamos saber quem foi Tiradentes, porque Corpus Christi é comemorado, o que significa o Natal e o Finados. A cultura agradece, e o consumo pode ser repensado. A todos, desejo uma feliz Páscoa, onde o chocolate é doce, coelhos são bichinhos bonitos, e a verdadeira imagem do Salvador surge!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *