Resenhas para Processos Psicológicos

A professora Tatiana Jacques, de Processos Psicológicos Básicos, nos passou um trabalho que, no início não me motivou muito, mas acabou por se mostrar muito interessante (principalmente pelo fato de que, pra mim, foi mais fácil fixar o conteúdo desta forma): Assistir três filmes determinados por ela e resenhá-los, cruzando a matéria vista em aula com a trama do filme. Os filmes que escolhi foram (juntamente com as especificas matérias):

  • Cognição: À Primeira Vista (The First Shight, )
  • Memória: Como se fosse a primeira vez (50 First Dates, ) previsto para 07/09/2008
  • Emoções: Blade Runner, o Caçador de Andróides (Blade Runner, ) previsto para 14/09/2008

(Apesar de que eu preferiria ver Amnésia ao invés de Como se Fosse a Primeira Vez, mas este é mais fácil de compreender e comentar que aquele, além de ser mais fácil de dispor)

Para fazer as resenhas foi imprescindível o IMDB – The Internet Movie Database, um banco de dados com todas as informações sobre participações em mídias quaisquer. Ele é completo mesmo, mesmo se você for um atorzinho de quinta, que insiste em fazer “carreira internacional”, mas tudo o que consegue é papéis “coadjuvante do coadjuvante”, ou papéis onde não se fala, estará mencionado aqui. Qualquer resenha que se preze deve mencionar os principais atores que trabalharam no filme, e comparar com trabalhos anteriores (ou posteriores).

Outra fonte importante foi a Wikipédia, tanto a versão lusófona (para países de língua portuguesa) quanto a anglicana (para países de língua inglesa). Nela, muitas vezes, temos características dos filmes que não encontramos no IMDB. Vemos também alguns detalhes e questionamentos que nos passaram despercebidos (como a Síndrome de GoldField, tratada no filme Como se Fosse a Primeira Vez, que é inventado para descrever o mal que Lucy é acometida – diversas fontes na internet tratam como uma verdade, o que pode deixar muitas pessoas confusas).

Um pensamento em “Resenhas para Processos Psicológicos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *