Primeiras impressões do Skype

Depois do artigo do Skype, e a substituição do telefone fixo por um VoIP; depois de, também, ter sido confirmado o pagamento e usado por duas semanas, escrevo este artigo para passar as minhas experiências sobre este serviço. Vamos lá:

  1. Nada como ter um telefone fixo e móvel! Hoje (01/08/2008) ganhei carona do Luiz Fernando até a frente do Supermercado Big São Leopoldo, porém o custo foi “sair correndo sem olhar para trás”. Saí com uma sensação de ter esquecido algo. E no fim está certo: esqueci de imprimir o boleto para pagar a matrícula da Josy. Bom, eu não tenho telefone (o meu ônibus foi assaltado a 3 semanas, e levaram o meu celular), estava sem cartão para ligar para a Josy, para saber o quanto era a matrícula. E agora? Numa Lan-House, a uns 10 metros da agência de São Leopoldo, eu parei para imprimir o boleto, e aproveitei para conectar na conta Skype para ligar para a UNISINOS e confirmar o valor do boleto — afinal, o valor que aparecia no Minha Unisinos não estava contabilizado o valor da Bolsa de Licenciatura e do FIES. Ainda fiz uma ligação para o meu cunhado Márcio, onde não consegui falar com ele, mas tudo bem…
  2. Um telefone de Porto Alegre em Capela de Santana. O CEFET/RS agora pode ligar para minha casa. A minha mãe pode ligar para a minha casa. A minha sogra pode ligar para a minha casa. Tenho um telefone que podem ligar para mim, pagando o mesmo que uma tarifa de 20,00 (14,95 + ICMS! e viva a república!) por mês; com o detalhe de que, se eu precisar de uma folga e não poder pagar a mensalidade (o que é ridículo, pois se gasta mais com café do que isso…) não há custo de instalação ou tempo de permanência.
  3. Assinaturas vêm com um pouco de crédito Skype! Pra mim veio R$ 2,50 de Créditos Skype, assim eu posso ligar para celulares — um pouco, mas pode! — através do Skype.
  4. Eu até uso Headphones, mas o melhor é ter um aparelho de telefone! Comprei da (empresa) um VoIP USB da Leadership (imagem ao lado!) por R$ 65,00. Eu vi no MercadoLivre um VoIP ATA da Linksys pelo mesmo preço, usado, porém eu achei melhor comprar um aparelho assim agora, e ao visitar Rivera ou Ciudad del Este, buscar o tal servidor ATA. Aliás, quando eu comprar este equipamento, teremos que trocar de empresa de VoIP, porque o único defeito do Skype é:
  5. O Skype não trabalha (direito) com ATA. Admito que não procurei com muito afinco, mas tudo o que li foi que “o Skype trabalha com sistema próprio”. Uma idéia minha era poder receber faxes via VoIP — Na verdade, via Skype. Sabe, ter um servidor de fax na minha casa para transmitir faxes para quem for necessário e estar sempre pronto pra receber. Aliás, é um desejo saber fazer isso para construir um projeto que tenho a algum tempo: Escritório 100% Móvel. Eu sei que muitos vão dizer que já existe, mas não é na concepção corrente. Mas isso é assunto para outro artigo.

De tudo, afinal é um plano barato, facilmente instalado e de uma implementação ridícula de simples. Ainda falta acostumar a Josy com o funcionamento (os downloads devem parar no momento que começa uma ligação) e lidar com alguns problemas técnicos (o meu PC tem pouco memória, então leva um tempo pra começar a chamar; isso quer dizer que, para a pessoa que liga, chamou três vezes antes de eu saber que está chamando!). Como muitos comentários do MercadoLivre, Recomento a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *